Presidente das Filipinas manda deter quem não usar máscara de forma adequada

O Presidente filipino, Rodrigo Duterte, deu ordens para a polícia prender quem não estiver a usar a máscara adequadamente, num momento em que o país luta para conter um novo aumento de casos de Covid-19. O chefe de Estado lançou esta nova diretriz após uma reunião do seu grupo de trabalho sobre a doença, de acordo com um vídeo transmitido pelos seus serviços na noite de quarta-feira e no qual todos estão a usar máscara, exceto Duterte.

Milhares de pessoas foram punidas por não cumprir as regras decretadas para combater a Covid-19 desde que as restrições foram reforçadas na capital e províncias vizinhas, no final de março, devido a um aumento nos casos do coronavírus Sars-CoV-2.

Entretanto, o Ministro da Justiça e o responsável pela polícia instaram os agentes a impor multas ou serviços comunitários aos infratores, ao invés de detê-los, após a morte de um homem que, por violar o recolher obrigatório, foi forçado a executar 100 flexões. Porém, Duterte defendeu que a polícia deve ser dura com as pessoas que usam máscaras incorretamente, incluindo aqueles que as têm debaixo do nariz.

“Não é por mim, não é por nós. É do interesse do país que nenhuma pessoa infete outra ou seja infetado”, argumentou.

No ano passado, o chefe de Estado, que é conhecido pelas suas declarações polémicas, afirmou que as forças de segurança deveriam abrir fogo contra quem criar “desordem” em áreas sob confinamento, o que lhe rendeu duras críticas de organizações de direitos humanos.

Sair da versão mobile