Os combustíveis vão baixar de preço já a partir de hoje em Portugal, acompanhando a queda no barril de petróleo. O preço do gasóleo vai descer 6,5 cêntimos por litro para os 1,928 euros, enquanto a gasolina ficará 7 cêntimos mais barata para 2,014 euros por litro. No caso da gasolina trata-se da maior queda desde 2 de maio.
Esta redução surge, numa altura, em que o Governo decidiu prolongar por dois meses o desconto no ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos), equivalente a uma taxa do IVA de 13%. A evolução dos custos depende, no entanto, de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
Entretanto, apesar desta redução de preços, de acordo com a imprensa lusa, os os dados não são animadores. Isto porque o último relatório de Bruxelas mostra que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE.
Já o gasóleo ocupa a 10ª posição entre os países da Europa. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o factor que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.
C/ Jornal Sol