Portugal: Detidos autarcas socialistas de Barcelos e Santo Tirso e presidente do IPO Porto

A imprensa portuguesa anunciou esta manhã a detenção dos autarcas dos municípios de Barcelos e Santo Tirso – os socialistas Miguel Costa Gomes e Joaquim Couto – e o presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO), Laranja Pontes. Os envolvidos foram presos ontem pela Polícia Judiciária, no âmbito da Operação Teia, de combate à corrupção, ao tráfico de influências e participação económica em negócio de contratação pública.

Como escreve o jornal Público, um comunicado enviado às redacções esclarece que “a investigação, centrada nas autarquias de Santo Tirso, Barcelos e Instituto Português de Oncologia do Porto, apurou a existência de um esquema generalizado, mediante a actuação concertada de autarcas e organismos públicos, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste directo com o objectivo de favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular”.

A PJ suspeita da “prática reiterada de viciação de procedimentos de contratação pública, com vista a favorecer pessoas singulares e colectivas, proporcionando vantagens patrimoniais”. 

Na operação policial foram feitas dez buscas domiciliárias e não domiciliárias em autarquias, entidades públicas e empresas, nas zonas do Porto, Santo Tirso, Barcelos e Matosinhos. As buscas, conforme esse website, envolveram dezenas de elementos da Polícia Judiciária –​ investigadores, peritos informáticos, financeiros e contabilísticos, bem como magistrados judiciais, magistrados do Ministério Público e representantes de ordens profissionais.

A investigação irá “prosseguir para apuramento de todas as condutas criminosas e da responsabilização dos seus autores”, lê-se na nota divulgada pela PJ.

Joaquim Couto é presidente da Mesa da Comissão Política Distrital do PS-Porto e líder da concelhia do PS de Santo Tirso. Foi vice-presidente do Conselho Metropolitano do Porto e foi vereador da Câmara de Vila Nova de Gaia no consulado de Luís Filipe Menezes. Foi muitos anos deputado do PS e governador civil do Porto entre 1999 e 2002. 

C/Publico.pt e Cmjornal.pt

Sair da versão mobile