PM da Costa do Marfim morreu de cancro na Alemanha

O Primeiro-ministro da Costa do Marfim morreu aos 56 anos, devido a um cancro, anunciou a Presidência costa-marfinense. Hamed Bakayoko estava na Alemanha, onde foi transferido depois de ter estado internado na França.

A morte do chefe do Governo marfineense, que era também ministro da Defesa, foi confirmada pelo próprio presidente daquele país africano, Alassane Ouattara, que em comunicado homenageou o “filho e colaborador próximo, roubado cedo de mais ao nosso afecto“.

Hamed Bakayoko viu sua saúde piorar drasticamente nos últimos dias. Para além do cancro terminal, também havia contraído coronavírus e malária. Estava internado no American Hospital em Paris desde o início de março e foi transferido no último fim de semana para um hospital em Freiburg, na Alemanha, no sábado, para se submeter a um tratamento experimental.

Na segunda-feira, havia sido substituído na chefia do Governo por Patrick Achi, secretário-geral da Presidência. Interinamente. Foi também nomeado como ministro da Defesa Téné Birahima Ouattara, ministro dos assuntos presidenciais e irmão do presidente Alassane Ouattara.

Bakayoko tornou-se PM em julho de 2020, na sequência da morte do seu antecessor, Amadou Gon Coulibaly, devido a problemas cardíacos.

Fonte: Guardiao-ao.com

Sair da versão mobile