A Polícia Judiciária de Cabo Verde foi uma das instituições que participaram na operação internacional Silbo, realizada sob a orientação da Europol, e que culminou hoje com o desmantelamento de uma das redes de narcotráfico mais activas nas Ilhas Canárias. A operação encabeçada pela Guardia Civil espanhola permitiu a detenção de 34 suspeitos, além da apreensão de 2.185 quilos de cocaína, armas de fogo, 16 viaturas e cinco embarcações, 600 mil euros em dinheiro e o bloqueio de imóveis avaliados em dois milhões de euros.
Segundo a PJ, esta intervenção é uma continuidade da operação “Ventos Alísios”, desencadeada em conjunto com as judiciárias de Cabo Verde e Portugal em 2024, com a colaboração da Marinha portuguesa, na qual foram apreendidos cerca de 1.600 quilogramas de cocaina numa embarcação abordada na Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde. “Na continuidade desta missão, em abril deste ano foram apreendidos 66 quilos de cocaína que pretendiam introduzir em Tenerife através de um veículo equipado com um sofisticado sistema hidráulico para esconder a droga”, faz notar a PJ, acrescentando que as investigações permitiram descobrir que esse carregamento tinha sido roubado a outro grupo criminoso.
A Operação Silbo, encabeçada pela Guardia Civil espanhola, com a coordenação da Europol e o apoio da DEA (Administração de Repressão às Drogas) e da PJCV, é a mais recente ação no combate ao narcotráfico internacional realizada por estas entidades. É o resultado de uma investigação iniciada há mais de dois anos, focada numa organização criminosa com epicentro das Ilhas Canárias. O grupo, conforme a Judiciária, foi totalmente desmantelado hoje, dia 23 de setembro, com a realização de quase 40 buscas em diversas partes de Espanha.
No decurso desta investigação, acrescenta a nota da PJ, já tinham sido apreendidos, em janeiro de 2024, dois carregamentos de grande relevância com destino a Santa Cruz de Tenerife, um deles com 500 quilos de cocaína, numa embarcação que anteriormente tinha efetuado um transbordo de um navio proveniente do continente sul-americano.