Pesquisadores chineses descobrem depósito de minério de ouro de alta qualidade em Wangu

Pesquisadores chineses do Geological Bureau of Hunan Province anunciaram a descoberta de um depósito de minério de ouro de alta qualidade escondido em Wangu, no nordeste da província de Hunan. O local pode abrigar o maior reservatório restante no planeta e é avaliado em mais de US$ 83 bilhões.

Os cientistas, conforme noticia o jornal Globo.com,conseguiram identificar mais de 40 formações geológicas (veios) com 330 toneladas de ouro a uma profundidade de até 2 mil metros. Porém, com auxílio de modelos e aparelhos 3D, há previsão de 1.100 toneladas do minério em cerca de 3 mil metros abaixo do solo. Ao nível de comparação, a quantidade é equivalente a oito vezes o peso da Estátua da Liberdade dos Estados Unidos.

As autoridades ainda revelaram que foi encontrado 138 gramas de ouro por tonelada métrica de minério, o que corresponde a um valor relativamente alto se comparado com a maioria das minas de ouro no mundo. “Muitos dos núcleos de rocha perfurados apresentaram ouro visível”, disse Chen Rulin, um especialista em prospecção de minério do Escritório Geológico da Província de Hunan (GBHP), à media estatal.

Outras quantidades também foram achadas em perfurações de teste em “áreas periféricas” no mesmo local, o que, de acordo com os jornais chineses, indica a existência de grandes depósitos a serem explorados no fundo.

C/Globo.com

Sair da versão mobile