Autoridades dos Países Baixos apreenderam mais de quatro toneladas de cocaína num contentor, proveniente do Paraguai, avaliadas em 313 milhões euros. A droga tinha como destino final uma empresa em Portugal.
A droga, que e encontrava dissimulada em sacos de soja, transitava por uma das mais conhecidas rotas de tráfico marítimo de cocaína – que usa o Porto de Roterdão, o mais movimentado na Europa.
Fonte policial garante que o facto de o contentor vir para Portugal não implicava que o país fosse o destino final da cocaína. Poderia ser retirada ainda nos Países Baixos, ou distribuída de volta do centro da Europa a partir de Portugal.
A alfândega dos Países Baixos afirma que esta foi a maior apreensão de cocaína do ano. Na semana passada foram feitas apreensões quase diárias de cocaína em Roterdão. Uma quantidade ligeiramente inferior, e avaliada em 301 milhões €, fora apreendida no mesmo local em setembro.
A agência de polícias Europol divulgou que os Países Baixos e a Bélgica tornaram-se nas principais portas de entrada da cocaína na Europa, graças aos portos de contentores de Roterdão e Antuérpia.
C/CM