Nova rede social da Meta disponível esta quinta-feira 

A nova rede social Threads, da gigante tecnológica Meta, está disponível a partir das zero horas para 100 países, mas não nos da União Europeia e nos ‘smartphones’ com sistema operativo Android. Está vinculada ao Instagram e pretende destronar a rival Twitter do magnata Elon Musk. 

Nas primeiras sete horas após estar disponível, esta nova rede social registou dez milhões de assinantes, segundo o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que avançou que o seu propósito desta nova rede social é criar uma área de debate entre as pessoas.

Entre as celebridades que aderiram estão a cantora colombiana Shakira, o cozinheiro britânico Gordon Ramsay, e o ator norte-americano Jack Black.  Gigantes do entretenimento e da imprensa como as revistas Billboard e The Hollywood Reporter, a televisão HBO e a plataforma Netflix também já têm conta no Threads, assim como a rádio pública norte-americana National Public Radio (NPR).

O Threads permite publicações texto de até 500 caracteres, até 10 fotos e vídeos com no máximo cinco minutos de duração. Mas uma de suas grandes vantagens é o fato de permitir login com dados do Instagram. A plicação, dizem os especialistas, tem uma interface parecida com a do Twitter, porém mais simples: as mensagens são agrupadas em duas colunas: “threads” e “respostas”, e os utilizadores podem gostar, comentar, partilhar ou reencaminhar as mensagens.  

A rede social começou de um jeito básico, sem “extras” como painel de assuntos do momento, Stories e nem DMs. Acredita-se que, por estar numa fase inicial, muitas novidades venham a surgir ao longo do tempo, e quem sabe ela se torne ainda mais integrada ao Instagram em algum momento do futuro.

C/Agências

Sair da versão mobile