O navio humanitário Ocean Viking, da ONG SOS Méditerrannée, resgatou 81 pessoas em sua terceira operação de socorro. Após três dias patrulhando águas líbias, já navega com 251 migrantes, anunciou a AFP, presente a bordo.
Um bote de borracha azul transportava dezenas de homens, a maioria sudaneses, que zarparam da Líbia na noite de sábado e aplaudiram o navio humanitário quando o viram chegar. O Ocean Viking segue patrulhando águas internacionais a menos de 100 km de Tripoli.
“Estamos sozinhos na área, os guarda-costas líbios não respondem”, informou à AFP o coordenador das operações de busca e resgate da SOS Méditerrannée, Nicholas Romaniuk.
Quase dois terços das pessoas resgatadas pela embarcação nos últimos três dias são de nacionalidade sudanesa. Um total de 81% delas têm entre 18 e 34 anos, e 17% são menores de idade.
O Ocean Viking é sucessor do Aquarius e navega com bandeira norueguesa. Depois de quase três anos no mar, o Aquarius, que resgatou 30 mil migrantes, teve que cessar suas atividades em dezembro de 2018, depois de ter sido privado de sua bandeira de Gibraltar e depois do Panamá.
O Ocean Viking, de 69 metros de comprimento, foi construído em 1986 para a assistência a plataformas de petróleo. Mais de trinta pessoas estão a bordo. A capacidade de recepção não foi especificada. Cada dia no mar custa 14 mil euros, segundo a ONG, que pede doações.
C/Globo