O Comité Central do MPLA abriu um processo disciplinar à deputada Tchizé dos Santos, uma das filhas do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, e suspendeu a sua participação naquele órgão do partido. É mais um passo na “erradicação política” desta família que reinou em Angola por largos anos.
O partido explica, em comunicado da Lusa, que decidiu aplicar “estas medidas à camarada Welwitchea José dos Santos por conduta que atenta contra as regras de disciplina do partido”, após reunião extraordinária, sob a presidência de João Lourenço, líder do Movimento Popular de Libertação de Angola e Presidente da República.
Tchizé dos Santos está fora de Angola e já não vai ao Parlamento há mais de quatro meses. A partir de Londres, a deputada disse que está a ser perseguida e que teme pela sua vida. Acusa João Lourenço de estar a fazer um “golpe de Estado contra as instituições” em Angola, pedindo a destituição do Presidente.
Diz ainda que está “involuntariamente” fora do país devido à doença da filha e que há meses estava a ser “intimidada” por dirigentes do partido no poder desde 1975.
C/Público.pt