Mortos e feridos em lançamento de ajuda humanitária sobre Gaza

Um acto que deveria servir para auxiliar os palestinianos em Gaza transformou-se numa tragédia, quando caixotes com ajudas humanitárias lançados por aviões caíram que nem misseis sobre populares. Cinco pessoas morreram e dez ficaram feridas nessa operação ocorrida no campo de refugiados de al-Chati, a oeste de Gaza, segundo o enfermeiro-chefe do serviço de urgências do hospital al-Chifa.

Pessoas que foram recuperar os caixotes acabaram sendo atingidas devido a falhas nos paraquedas que não se abriram. Uma testemunha relata que foi para o local na esperança de arranjar um saco de farinha, mas viu quando um dos caixotes atingiu o telhado de uma casa. Momentos depois viu pessoas a transportar tres cadáveres e feridos.

A imprensa internacional dá conta que há vários dias que os Estados Unidos e outros países têm efectuado lançamentos por via aérea de ajuda alimentar na Faixa de Gaza, que se encontra cercada pelo exército de Israel. A guerra já provocou uma crise humanitária nessa zona povoada por 2,4 milhões de residentes, segundo a ONU.

O conflito armado foi iniciado desde que o movimento islamita palestiniano Hamas lançou um ataque ao território israelita, no dia 7 de outubro de 2023, que resultou em mais de mil mortos, na sua maioria civis, e mais de 200 reféns.

C/Dn.pt

Sair da versão mobile