Morreu Silvio Berlusconi, ex-primeiro ministro da Itália 

Silvio Berlusconi, que foi quatro vezes primeiro-ministro da Itália, ex-dono do Milan e magnata da comunicação, aos 86 anos. Foi diagnosticado com leucemia e vinha tratando de uma infecção pulmonar. O funeral realiza-se na quarta-feira. 

O ex-politico estava internado no hospital San Raffaele em Milão, acompanhado da esposa e dos dois filhos quando faleceu. Berlusconi, recorda-se, comandou um império da comunicação social e colecionou polémicas e processos ao longo da sua vida. Recentemente, foi diagnosticado com leucemia, que descobriu ao ser hospitalizado para tratar uma infecção pulmonar.

Nascido em 1936 em Milão, Silvio Berlusconi trabalhou como cantor de navio de cruzeiro antes de se tornar o 5º homem mais rico da Itália, com uma fortuna avaliada em sete mil milhões de dólares, por meio da construção de um império de mídia. Foi ainda foi dono das equipas Milan e Monza.

Em 1994, se tornou primeiro-ministro, cargo que ocupou por 4 mandatos, o último encerrado abruptamente em 2011. Atualmente, seu partido, Força Itália, apoia o governo de extrema-direita de Giorgia Meloni, que quando jovem definiu o ditador Benito Mussolini como “um bom político.”

Amigo deVladmir Putin, causou mal-estar ao dizer, em meio à invasão da Ucrânia, que recebeu presentes e uma “carta muito doce” do presidente russo. Foi ainda protagonistas de escândalos sexuais, autor de frases polémicas e preconceituosas, que resultou em dezenas de processos. 

Protagonista de escândalos sexuais, autor de frases polêmicas e preconceituosas e alvo de dezenas de processos, Silvio Berlusconi acabou condenado por fraudes fiscais envolvendo seu império de mídia.

Berlusconi vai ser enterrado após um funeral de Estado na Catedral de Milão.

C/Agências

Sair da versão mobile