Moçambique inicia hoje vacinação contra cólera

Quase 900 mil doses da vacina contra a cólera chegaram esta terça-feira à Beira, para que se possa iniciar “em breve” a campanha de vacinação às populações da província de Sofala, centro de Moçambique, afectadas pelo ciclone Idai.

As vacinas foram reunidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou esta terça-feira a UNICEF em comunicado, indicando que “a campanha de vacinação começará em breve”.

Em declarações aos jornalistas, as autoridades de saúde moçambicanas indicaram que a distribuição das vacinas deverá arrancar ainda hoje na cidade da Beira e em distritos estratégicos onde se prevê que haja maior número de ocorrências, como Buzi, Dondo, Nhamatanda e Mutua, um processo que estará sob gestão do Ministério da Saúde.

O diretor nacional de Assistência Médica de Moçambique, Ussene Isse, afirmou ainda que além dos postos de saúde, a equipa vai escalar pontos estratégicos com maior concentração de pessoas como mercados, escolas e quartéis para a realização das vacinas. Desta acção espera-se que sejam administradas vacinas a 884 mil pessoas.

Até agora duas pessoas – uma na Beira e outra no Dondo – morreram desde domingo devido à cólera, que, segundo as autoridades moçambicanas, afeta 1.428 pessoas, a maioria na Beira.

A cólera é uma doença diarreica aguda que pode matar em poucas horas se não for tratada. É em grande parte causada pela ingestão de alimentos e água contaminados.

C/Observador.pt

Sair da versão mobile