Mais de sete toneladas de cocaína foram encontradas em duas embarcações pesqueiras de bandeira brasileira, interceptadas pela Marinha Portuguesa nos dias 17 e 20 de novembro, em águas internacionais próximas à Ilha da Madeira
De acordo com a Polícia Federal brasileira, as ações foram desencadeadas a partir da partilha de informações entre esta polícia e autoridades estrangeiras, que permitiu a localização das embarcações em pleno Oceano Atlântico.
Os barcos haviam partido do litoral de Santa Catarina e transportavam a droga de forma dissimulada. Dez tripulantes, todos brasileiros, foram detidos pelas autoridades portuguesas.
A operação contou com cooperação entre autoridades brasileiras, portuguesas, norte-americanas e organismos internacionais, e impediu que a carga ilícita atingisse a costa europeia.
Os procedimentos legais serão conduzidos em Portugal, enquanto a PF brasileira acompanha as investigações e reforça seu compromisso com o enfrentamento às organizações criminosas transnacionais.
