Mais de quatro toneladas de cocaína encontradas em contentor de bananas no Porto de Setúbal

Mais de quatro toneladas de cocaína, precisamente 4.230 quilos, provenientes da Colômbia, foram encontrados dentro de um contentor de bananas no porto de Setúbal. O anúncio desta apreensão foi feito pelo ministro da Defesa da Colômbia no twitter e endossado pela Polícia Judiciaria de Portugal. 

De acordo com o ministro Iván Velásquez, o estupefaciente chegou a Portugal através de um grande carregamento daquela fruta, uma forma de encobrir o ato ilícito, ressaltando que uma operação conjunto entre as autoridades colombianas e portuguesas permitiu a apreensão da droga. 

A carga, acrescentou o governante, tinha sido de um dos portos do Golfo de Urabá, na região de Antioquia, conhecido por ser controlado pelo grupo paramilitar Clan del Golfo.

Os 4.230 quilos de cocaína foram encontrados num contentor “estacionado” no porto de Setúbal, já depois de ter sido retirado do navio que tinha atravessado o Atlântico. A droga apreendida tem um valor de mercado estimado entre os €115 e os €135 milhões. Não há, para já, registo de qualquer detenção.

É a maior quantidade de droga aprendida em Portugal desde 2006.

C/Agências

Sair da versão mobile