Mãe de jovem morta em explosão de bicicleta eléctrica convertida lança petição para controlo dos equipamentos no Reino Unido

Uma jovem portuguesa emigrante no Reino Unido morreu após a explosão da bateria de lítio de uma bicicleta eléctrica convertida e agora a mãe está a pressionar o Governo britânico para apertar a regulamentação destes equipamentos. Sofia Duarte, de 21 anos, faleceu no dia 01 de janeiro de 2023, 10 dias antes do seu 22º. aniversário, enquanto pernoitava com o namorado num apartamento no sul de Londres.

Segundo os bombeiros londrinos, as chamas propagaram-se após a explosão de uma bateria de lítio utilizada numa bicicleta alterada para ser elétrica, que estava a ser carregada no corredor da casa. 

“Eu achei que era necessário porque, para além de ajudar a dar a perceber às pessoas o perigo que são essas bicicletas, não quero que volte a acontecer o mesmo que aconteceu à minha filha”, explicou Maria Macarro à agência Lusa e que decidiu lançar a petição [https://www.change.org/p/implement-legislation-and-regulations-on-e-bikes-and-e-scooters] para exigir o reforço da segurança de bicicletas e trotinetas elétricas e respetivas baterias e carregadores.

Em particular, a mãe quer que sejam investigados urgentemente os perigos dos “kits” de conversão de bicicletas para serem elétricas, as baterias e os carregadores para que sejam introduzidas normas específicas de segurança.

A iniciativa está a ser apoiada pelo corpo de bombeiros de Londres (London Fire Brigade), que tem feito várias campanhas de sensibilização para o problema. Segundo esta organização, em 2022 teve de intervir em 116 incêndios originados em bicicletas e trotinetas elétricas defeituosas, número de incidentes que aumentou quase 60% em 2023. Os bombeiros londrinos estão a alertar as pessoas para o risco que representam peças mais baratas sem certificação compradas na Internet, nomeadamente baterias e carregadores.

C- Dn.pt

Sair da versão mobile