Jovens espanhóis vão receber 250 euros por mês para sair da casa dos pais

O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a criação de um abono mensal de 250 euros para jovens entre 18 e 35 anos e com rendimentos inferiores a 23.725 euros anuais para facilitar a saída de casa dos pais e a sua emancipação, noticia o jornal Jn.pt.

O anúncio, conforme este online, foi feito durante a cerimónia de abertura do I Fórum Urbano de Espanha. De acordo com a agência EFE, acrescenta essa página electrónica, o abono estará em vigor durante os próximos dois anos e, no caso das famílias mais vulneráveis, poderá ser complementado com ajudas de aluguer de até 40% do valor.

O presidente do Governo espanhol defende que a recuperação económica justa implica a facilitação do acesso à habitação e que a idade da emancipação do país deve atingir a média europeia, que é de 26 anos. Sanchez adiantou que vão estabelecer uma política pública para reduzir a idade de emancipação, “tão insuportavelmente alta” em Espanha para que os jovens possam ter acesso a habitações dignas de aluguer, com o apoio e ajuda da Administração Geral do Estado.

Segundo o jornal espanhol “La Vanguardia”, 6.820 milhões de euros serão atribuídos ao plano de recuperação de programas de reabilitação habitacional e regeneração urbana. O Governo quer realizar mais de meio milhão de ações de reabilitação nos próximos anos, o que equivale a 40 mil edifícios residenciais nos próximos seis anos.

Os subsídios para a habitação não foram os únicos anunciados esta quarta-feira. De acordo com o “El Mundo”, o Governo espanhol também revelou que todos os jovens vão receber um abono cultural de 400 euros quando atingirem a maioridade. “Vamos dar-lhes 400 euros para a compra de livros, o consumo de qualquer tipo de atividade artística ou cénica”, garantiu o presidente do Governo.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, 470.699 espanhóis completaram 18 anos em 2020. Assim, o subsídio cultural terá um custo total de 235 milhões de euros para o Estado. No último Orçamento Geral do Estado, o investimento total na cultura e no desporto foi de 1.148 milhões de euros.

O abono cultural é semelhante ao cheque de 300 euros que França lançou na primavera deste ano para 800 mil cidadãos de 18 anos, no âmbito do seu programa de medidas de reativação económica. Adolescentes franceses entre os 14 e os 18 anos também recebem 25 euros por ano para poderem usufruir da cultura. Na Itália existem medidas semelhantes para promover o consumo cultural.

C/Jn.pt

Sair da versão mobile