Imprensa internacional avança que Boris Johnson vai entregar carta de demissão esta quinta-feira

Vários órgãos de comunicação internacionais estão a avançar que o primeiro-ministro britânico vai entregar a sua carta de demissão ainda esta quinta-feira. A notícia ganhou força depois que mais de 50 ministros se demitiram em menos de 48 horas e afirmaram que Boris Johnson não está apto para continuar a governar o país, depois da série de escândalos de que tem sido alvo.

Segundo a BBC, Boris Johnson irá demitir-se do cargo de líder do Partido Conservador, mas deverá continuar como primeiro-ministro até ao outono. As eleições para novo líder partidário deverão acontecer durante o verão e o sucessor de Johnson poderá tomar o seu lugar no inicio do outono.

Até o ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, que foi nomeado para o cargo na quarta-feira, apelou a Johnson para se demitir. “Isto não é sustentável e só vai piorar: para si, para o Partido Conservador e mais importante de todo o país”, escreveu no Twitter. “Tem de fazer a coisa certa e ir agora [embora]”.

O editor de política do jornal britânico The Times disse que o PM falou com Graham Brady por volta das 8h30. “Ele disse que tinha refletido sobre o assunto e decidiu que era do interesse do partido e do país anunciar a sua demissão”, disseno Twitter. Já a agência noticiosa norte-americana Associated Press cita o gabinete do primeiro-ministro e anuncia que Boris Johnson vai fazer hoje uma declaração ao país.

Dois ex-ministros disseram ao The Guardian que pensam que não é possível que Boris Johnson fique até ao Outono. “Ele precisa de sair já esta noite, Raab deve assumir o controlo [do Governo]”. Umantigo conselheiro do Governo britânico disse que era “perigoso” para Johnson permanecer no cargo. Outro ex-ministro chamou-lhe “uma desgraça”, enquanto que Nicola Sturgeon, a primeira-ministra da Escócia, também acha que “não é sustentável” que Johnson permaneça no cargo.

Com/CM e Noticias ao Minutos

Sair da versão mobile