A polícia espanhola apreendeu, esta terça-feira, 11 toneladas de cocaína proveniente da América do Sul e que seria distribuída por toda a Europa. Sete toneladas e meia da droga estaca escondida em atum congelado e foi transportada para o porto de Vigo. Já em Valência foram encontradas cerca de três toneladas e meia de cocaína em fundos falsos de contentores marítimos.
Esta foi a maior apreensão de sempre de cocaína feita pelas autoridades espanholas, que relatam que a troca estava escondida em mercadorias nos portos de Valência e Vigo. A polícia utilizou a praça de uma das esquadras de Madrid para mostrar a dimensão do feito recorrendo a estas imagens aéreas.
São 11 toneladas de cocaína, a maior apreensão de sempre pelas autoridades daquele país. 1.825 torres com cinco pacotes cada, o que corresponde a 9.100 fardos de droga. Para chegar a este número foram realizadas duas operações: na primeira foram apreendidas sete toneladas e meia de cocaína.
A droga estava escondida em atum congelado e foi transportada num navio que entrou no porto de Vigo. Depois foi levada para um armazém, onde a polícia a encontrou. Na segunda operação, no porto de Valência, foram encontradas três toneladas e meia de cocaína em fundos falsos de contentores.
Foram detidas 20 pessoas que pertenciam a duas organizações criminosas de origem balcânica. Segundo as autoridades espanholas, a operação representou um “duro golpe” para uma das redes de distribuição de droga mais poderosas a operar na Europa.
C/Agências