Donald Trump cobra indemnização milionária ao seu próprio Governo por investigações contra a sua pessoa

O Presidente Donald Trump decidiu pedir ao seu próprio Governo uma indemnização de 230 milhões de dólares como compensação por investigações federais conduzidas contra a sua pessoa durante a gestão de Joe Biden. A informação foi publicada pelo jornal New York Times, que chama atenção para a gravidade dos dilemas éticos associados ao caso. Isto porque Trump busca uma compensação que será determinada pelo Departamento de Justiça, que está sob o seu comando. Reforça o jornal que a decisão pode caber a funcionários do próprio governo Trump, alguns dos quais atuaram como seus advogados de defesa.

O próprio Trump fez referência à situação na semana passada, durante um evento no Salão Oval, ao lado da cúpula do Departamento de Justiça. “Tenho um processo que estava indo muito bem e, quando me tornei presidente, pensei: vou me processar. Não sei como resolver o processo”, disse em tom irónico.

Segundo o New York Times, ainda não há registro de que Trump tenha tomado qualquer valor, mas que “espera receber compensação”. O jornal também relatou que o governo não é obrigado a divulgar publicamente acordos desse tipo, o que pode significar que, mesmo se houver pagamento, pode não haver um anúncio oficial imediato.

Trump fez duas reclamações formais que costumam anteceder ações na Justiça. A primeira, apresentada no fim de 2023, pede reparação por supostas violações de direitos durante a investigação sobre interferência russa nas eleições norte-americanas de 2016. A segunda, protocolada em 2024, acusa o FBI de violar sua privacidade ao fazer, em 2022, uma operação em sua residência em Mar-a-Lago, na Florida, em busca de documentos confidenciais. Esta queixa também acusa o Departamento de Justiça de “perseguição maliciosa”.

C/Folha.uol.com.br e Globo.com

Sair da versão mobile