Dois bebés entre 20 mortos em deslizamento de terras na RDC

Vinte pessoas, incluindo dois bebés, morreram último domingo num deslizamento de terras na província de Kivu do Norte, nordeste da República Democrática do Congo (RDC). Várias pessoas estão desaparecidas, anunciou o Governo. 

O deslizamento ocorreu enquanto as mulheres se banhavam com os filhos no rio. Uma parte da terra caiu, causando enormes perdas humanas, referiu o porta-voz do governador da região do Kivu do Norte, em comunicado de imprensa. “Após este trágico incidente em que 20 pessoas perderam as vidas, esforços de buscas estão em andamento para tentar encontrar outras que estão desaparecidas.”

Esta informação é confirmada por David Mwisha, presidente da sociedade civil do território Masisi, onde se encontra a aldeia afectada de Bulwa, acrescentando que a busca de possíveis vitimas continuam pelo que poderá aumentar o número de mortos. “Este tipo de incidente é comum aqui em Masisi devido à fragilidade do solo e a certas partes da montanha que cedem”, pontuou. 

De acordo com a imprensa, o tipo de solo na zona onde se situa o território de Masisi é facilmente enfraquecido por factores como as chuvas torrenciais que por vezes causam acidentes do tipo, algo que pode ser aliviado pela plantação de árvores.

“Pedimos à população que continue a plantar árvores para evitar que desastres semelhantes aconteçam. Os deslizamentos de terras e a erosão tornaram-se frequentes em território Masisi e isto causa muitos danos”, disse Alexis Bahunga, o deputado provincial do Kivu do Norte, após o acidente. 

C/Agências

Sair da versão mobile