Dalai Lama criticado após beijar menino na boca e perguntar-lhe se quer “chupar” a sua língua

Um vídeo que mostra o Dalai Lama, 87 anos, a beijar uma criança na boca está a gerar revolta e críticas contra o líder espiritual do Tibet. O caso torna-se mais melindroso porque Dalai Lama pergunta ainda ao menino se gostaria de “chupar” a sua língua.

A cena aconteceu no dia 28 de fevereiro na Índia durante uma audiência com o Dalai Lama em McLeod Ganj, subúrbio de Dharamsala,  mas o vídeo foi agora divulgado na internet. A publicação levou o líder tibetano a pedir desculpas à criança e à sua família “pela dor” que a situação possa ter causado.

“Sua Santidade deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos ao redor do mundo, por qualquer dor que suas palavras possam ter causado”, disse o gabinete de comunicação de Dalai Lama na sua conta oficial no Twitter. O comunicado acrescenta que “Sua Santidade” costuma brincar com pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmaras. “Ele lamenta esse incidente”, assegura a publicação.

De acordo com o comunicado, o menino tinha perguntado ao Dalai Lama se ele poderia lhe dar um abraço. O canal BBC explicou que o hábito de colocar a língua para fora pode ser uma forma de saudação no Tibete.

O Dalai Lama é o principal líder espiritual do budismo tibetano. Na religião, ele é considerado a reencarnação de seus 13 predecessores. O atual é chamado Tenzin Gyatso.

C/ Globo.com e CNN Brasil

Sair da versão mobile