Coreias do Norte e do Sul trocam tiros de alerta na fronteira marítima

As forças armadas da Coreia do Sul dispararam tiros de advertência contra um navio norte-coreano, na manhã desta segunda-feira, depois de considerar que a embarcação cruzou a fronteira marítima. O navio comercial norte-coreano teria ultrapassado a chamada Linha do Limite Norte, perto da ilha de Baengnyeong, às 03h42 da madrugada de domingo (hora local), mas retirou-se para o norte depois que a Marinha do Sul disparou, conforme o Estado-Maior Conjunto do Governo de Seul relatou em comunicado.

Enquanto isso, os militares norte-coreanos acusaram um navio militar sul-coreano de “invadir” a fronteira de fato entre 2,5km e 5km alguns minutos depois, para o qual teriam sido disparados 10 tiros de advertência em resposta.

A fronteira marítima entre as duas Coreias nunca foi delineada pelo armistício de 1953, que encerrou a Guerra da Coreia. A região tem sido palco de vários confrontos ao longo dos anos.

As tensões aumentaram nas últimas semanas com vários lançamentos de mísseis e barragens de artilharia pela Coreia do Norte, acto visto como uma provocação por Seul e Tóquio. Pyongyang intensificou recentemente os exercícios militares, enquanto Coreia do Sul e EUA dizem que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, está perto de realizar o sétimo teste nuclear de seu país.

A troca de avisos desta segunda-feira ocorreu no mesmo dia em que a Secretária de Estado Adjunta dos EUA, Wendy Sherman, visita o Japão e se engaja em conversas triplas com Tóquio e Seul.

C/ Globo.com

Sair da versão mobile