China inicia exercícios militares “sem precedentes” em torno de Taiwan

O Exército de Libertação Popular da China iniciou exercícios militares sem precedentes em seis áreas que circundam Taiwan nesta quinta-feira (4), informa a CNN, citando a televisão estatal chinesa. As atividades, especificam esses órgãos, incluem disparos com munição real nas águas e no espaço aéreo ao redor da ilha.

Os exercícios acontecem um dia após uma visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos a Taiwan, ilha que Pequim considera território chinês, e devem terminar no próximo domingo (7), de acordo com a reportagem da televisão estatal.

O Comando Oriental da China disse que completou vários disparos de mísseis convencionais em águas ao largo da costa leste de Taiwan como parte dos treinos planejados. O Ministério de Defesa da ilha disse que projéteis também foram disparados nas águas ao nordeste e sudoeste.

Autoridades de Taiwan disseram que os exercícios violam as regras da ONU, invadem o espaço territorial da ilha e são um desafio direto à livre navegação aérea e marítima. A China está realizando exercícios nas rotas marítimas e aéreas internacionais mais movimentadas e isso é “comportamento irresponsável e ilegítimo”, disse o Partido Democrático Progressista (DPP) de Taiwan.

O porta-voz do gabinete da ilha, expressando séria condenação dos exercícios, disse também que os sites do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e do gabinete presidencial foram atacados por hackers.

C/ cnnbrasil.com

Sair da versão mobile