Os cartéis de droga mexicanos deixaram de ser considerados organizações terroristas pelos Estados Unidos. A medida foi anunciada por Donald Trump, que fez isso a pedido do Chefe de Estado do México, Andrés Manuel Obrador. Segundo Trump, tudo foi feito para que a América considerasse os cartéis organizações terroristas e a nível jurídico Washington está pronto para dar esse passo.
No entanto, escreveu o Presidente norte-americano no Twiter, a pedido de um homem que aprecia e respeita, e que tem trabalhado com os Estados Unidos, vai desistir temporariamente dessa classificação. Advertiu, no entanto, que a América e o México vão reforçar as iniciativas para lutar contra os traficantes.
Esta decisão surge depois de três mulheres e seis crianças de uma comunidade mórmon norte-americana no norte do México terem sido assassinadas num ataque atribuído aos cartéis. Na sequência, os Estados Unidos instaram México a declarar guerra contra os narcotraficantes e Donald Trump adiantou que estava pronto a ajudar. A proposta foi, no entanto, rejeitada pelo México, cujo presidente assegurou que recusaria qualquer operação militar norte-americano no seu país.
C/Dn.pt