Cantora portuguesa Linda de Suza faleceu aos 74 anos

A cantora Linda de Suza, intérprete de êxitos como “Um Português (Mala de Cartão)”, morreu hoje, dia 28, aos 74 anos, devido a “insuficiência respiratória” na sequência de uma infeção por Covid-19, anunciou o agente à agência France-Presse. A artista, segundo o jornal Dn.pt, estava hospitalizada no hospital de Gisors, em l’Eure.

A cantora já tinha sido internada, de urgência, em 2020, após uma infeção com Covid-19, doença que lhe terá deixado sequelas. Em setembro deste ano, a imprensa francesa revelou que Linda de Suza estava internada em estado “muito grave”, com “distúrbios psicológicos graves” e recusando-se a comer. Já nessa altura, a cantora apresentava “escassas hipóteses de recuperação”, segundo a equipa médica.

Linda de Suza, cujo nome de nascimento era Teolinda Joaquina de Sousa Lança, teve vários êxitos na sua carreira, entre os quais a canção “Mala de Cartão”.

Nascida há 74 anos em Beringel, no concelho de Beja, emigrou em 1970 para França, onde fez carreira na área da música.

Linda de Suza estreou-se como cantora no restaurante Chez Loisette, em Saint-Ouen, a cerca de 6,5 quilómetros a norte de Paris, onde foi descoberta pelo compositor André Pascal (1932-2001) que a apresentou, posteriormente, ao compositor Alex Alstone (1903-1982).

A etapa seguinte foi a apresentação da cantora na televisão, no programa “Rendez-Vous du Dimanche”, de Michel Drucker, onde interpretou a canção “Un Portugais” (Vine Buggy/Alex Alstone), cujas vendas do ‘single’ atingiram o Disco de Platina em França em 1979.

A cantora assinara, entretanto, contrato com a discográfica Carrere, depois de recusada pela Barclay, e estava lançado o mote da sua carreira com “Um Português (Mala de Cartão)”, na qual cantou os lamentos da saudade de quem deixou o país, seguindo-se o ‘single’ “Uma moça chorava”.

C/Dn.pt

Sair da versão mobile