Biden alerta para perigo da 3. guerra mundial e pede aos norte-americanos para sairem da Ucrânia

O mundo pode estar à beira da terceira grande guerra devido a tensão militar em torno da Ucrânia. Ontem, Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos Joe Biden, afirmou que um possível conflito entre a América e a Rússia irá despoletar uma guerra mundial e aconselhou os cidadãos norte-americanos a deixarem a Ucrânia. Esta não é a primeira vez que Biden lança esse apelo/aviso.

Numa entrevista ao canal NBC News, o chefe de Estado norte-americano voltou a emitir o alerta para os cidadãos do seu país na Ucrânia. Biden enfatizou que aqui não se trata de enfrentar uma organização terrorista, mas sim um dos maiores exércitos do mundo. E, prosseguiu, as coisas podem “enlouquecer rapidamente”. O Chefe da Casa Branca salientou que não haverá condições para salvarem os norte-americanos retidos na Ucrânia, se a guerra acontecer.

Na quinta-feira, diz o Dn.pt, o Departamento de Estado emitiu um aviso de que os Estados Unidos “não poderão evacuar cidadãos norte-americanos em caso de ação militar russa em qualquer lugar da Ucrânia”. “Em caso de conflito na Ucrânia, o serviço consular regular seria severamente impactado”, explicava.

Na quarta-feira, a Casa Branca aprovou um plano do Pentágono para que os seus militares destacados na Polónia construam abrigos temporários e possam auxiliar cidadãos norte-americanos numa eventual retirada da Ucrânia, em caso de invasão pela Rússia.

Este plano envolveria os 1.700 militares que o chefe de Estado norte-americano autorizou que fossem destacados para a Polónia na semana passada.

Sair da versão mobile