Apagão de eletricidade generalizado em Portugal, Espanha e França

Um apagão elétrico de grandes proporções afetou Portugal, Espanha e partes da França e Bélgica. O corte de energia começou por volta das 12h34 (hora universal), deixando cidades inteiras sem eletricidade, comunicações móveis e serviços essenciais como transportes públicos e semáforos. 

Em Portugal, todas as regiões foram afetadas e algumas comunicações telefónicas, enquanto em Espanha, comunidades como Madrid, Catalunha, Andaluzia e outras também sofreram interrupções. Na França, a região da Costa Basca, incluindo cidades como Hendaye e Bayonne, registou cortes de energia. ​

As causas do apagão ainda estão sendo investigadas. Há especulações sobre uma possível falha técnica na rede elétrica europeia ou até mesmo um ciberataque, mas nenhuma explicação oficial foi confirmada até o momento. 

Entretanto, a E-Redes, citado pelo Expresso, diz que a interrupção deveu-se a um “problema na rede elétrica europeia, que afetou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas especificas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva”.

Nas redes sociais, a PSP alertou para eventuais problemas com os semáforos. “Perante o cenário de falta de eletricidade geral verificada em todo o país, os semáforos podem deixar de funcionar e a iluminação pública falhar. O trânsito torna-se um desafio maior”, pode ler-se.

O jornal El País confirma que, por volta das 12h30 em Espanha, deu-se um apagão que afetou transportes e telecomunicações. Os semáforos desligaram-se nas estradas e também ainda não há um motivo para o apagão. Já a Reuters avança que estações do Metro de Madrid estão a ser evacuadas. 

C/Agências de Notícias

Sair da versão mobile