Alex Saab detido em operação-conjunta do Serviço de Inteligência da Venezuela e FBI norte-americano

O ex-empresário Alex Saab, que chegou a ser extraditado de Cabo Verde para os Estados Unidos, foi novamente preso, agora na Venezuela, país onde fazia parte do Governo do deposto presidente Nicolás Maduro. A captura, conforme a imprensa internacional, aconteceu ontem, quarta-feira, numa operação executada pelo Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional e o FBI norte-americano. Esta cooperação aconteceu sob o governo interino da presidente Delcy Rodríguez, que controla as forças de segurança da Venezuela.

Saab deve ser extraditado nos próximos dias para os Estados Unidos, país onde o ex-presidente Nicolás Maduro se encontra preso, a aguardar julgamento. A referida operação conjunta resultou também na detenção do empresário Raúl Gorrín, dono da rede de TV Globovisión, e investigado nos Estados Unidos por lavagem de dinheiro.

Considerado “testa-de-ferro” do ex-presidente Nicolás Maduro, o ex-empresário foi detido pela primeira vez em Cabo Verde, em 2020, após uma escala técnica no aeroporto do Sal, com base num mandato internacional expedido pelos Estados Unidos. Foi extraditado para América, onde passou mais de três anos sob custódia do poder norte-americano, acusado de lavagem de dinheiro e corrupção. Foi libertado em 2023 após um acordo que envolveu a soltura de norte-americanos presos na Venezuela.

Recebido como herói nacional na Venezuela, foi integrado no governo de Nicolás Maduro como ministro da Indústria, cargo que vinha exercendo desde 2024.

Sair da versão mobile