Alemanha ou Sérvia ergue hoje o troféu de campeão do mundo de basquetebol

Dentro de poucas horas, Alemanha ou Sérvia irá levantar a taça de campeão do mundo de basquetebol, numa final inédita. Para chegarem ao jogo decisivo, as duas seleções tiveram que despachar nada menos que as equipas dos Estados Unidos e do Canadá, respectivamente. Se há dúvidas sobre quem será o vencedor, algo certo é que o troféu vai ficar na Europa, continente que tem estado gradativamente a dominar a modalidade.

Quanto aos Estados Unidos, potência reconhecida do jogo da bola ao cesto, fica pelo caminho por duas vezes consecutivas. O país não tem levado as grandes estrelas da NBA para defenderem as suas cores, muito por causa da decisão dos próprios jogadores, mas tudo indica que LeBron James decidiu competir nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Esta, pelo menos, tem sido a conclusão tirada de um post enigmático que o jogador fez logo após a derrota da equipa norte-americana por 113 a 111 imposta pelos alemães.

Estrelas da NBA são, no entanto, usadas no Mundial por todas as seleções, incluindo as da Alemanha e da Sérvia. Por exemplo, dos seis melhores pontuadores da Alemanha e da Sérvia neste mundial cinco actuam na NBA: Dennis Schroder (17,9 pontos por jogo, Toronto Raptors), Franz Wagner (16, Orlando Magic) e Mo Wagner (12,4, Orlando Magic), da Alemanha. Mais Bogdan Bogdanovic (19,4, Atlanta Hawks) e Nikola Jovic (10,3, Miami Heat), da Sérvia. Há ainda Daniel Theis, do Indiana Pacers, e Filip Petrusev, do Philadelphia Sixers.

Além da inédita eliminação dos EUA no jogo da semifinal, a Alemanha bateu dois recordes ao mesmo tempo nessa partida: os 113 pontos foram a maior pontuação feita em uma semifinal e a maior derrota sofrida pelos Estados Unidos em um Mundial.

Sair da versão mobile