Uma mulher foi ontem morta a tiros por um agente do Serviço de Controlo de Alfândega (ICE), quando tentava escapar no seu carro a uma operação contra imigrantes ilegais desencadeada num bairro de Minneapolis, nos Estados Unidos. Perante o ocorrido, o Presidente Donald Trump acusou a vítima de agir de forma “caótica” e de dificultar o trabalho dos agentes, tendo reforçado que a vítima resistiu à autoridade, antes de “atropelar brutalmente” um agente do ICE.
No entanto, um video gravado no momento mostra em que Renee Nicole Good, uma mãe de 3 filhos, tentou sair com a sua viatura, quando um agente saca da arma e efectua 3 disparos. Antes do fatídico instante, o carro desvia-se dos agentes, sem sequer tocar em nenhum dos policiais presentes. A mulher, conforme a imprensa internacional, foi atingida com um tiro na cabeça.
Já a secretária norte-americana de Segurança Interna, Kristi Noem, considerou o incidente um “ato de terrorismo doméstico” contra agentes do ICE, afirmando que a mulher “tentou atropelá-los e colidiu com o veículo”. “Um dos nossos agentes agiu rapidamente e, em defesa própria, disparou para se defender e proteger as pessoas à sua volta”, afirmou a responsável federal.
O presidente da Câmara de Minneapolis condenou esta afirmação, que classificou como “lixo”. Jacob Frey criticou ainda o destacamento federal de mais de 2 mil agentes enviado para Minneapolis e St. Paul, como parte da repressão à imigração do Presidente Donald Trump.
“O que eles estão a fazer não é proporcionar segurança na América. O que eles estão a fazer é causar o caos e a desconfiança”, afirmou Frey, pedindo aos agentes de imigração que se retirem. Acrescentou que a administração está a tentar apresentar o caso como uma ação de autodefesa, mas retalhou que ele mesmo viu o vídeo, que mostra uma realidade diferente. “Tendo eu próprio visto o vídeo, quero dizer a todos diretamente que isso é uma estupidez”, frisou o presidente da câmara.
Por sua vez, o governador de Minnesota, Tim Walz, disse numa conferência de imprensa que o tiroteio era previsível devido ao grande dispositivo do ICE deslocado para a cidade, algo que ele considera “totalmente evitável”.
As detenções migratórias em Minneapolis intensificaram-se nos últimos meses como parte da estratégia do Governo federal para aumentar as detenções de imigrantes em situação irregular, com especial ênfase na comunidade somali. A morte de Renee Good será a quinta que ocorreu durante operações migratórias sob o Governo de Donald Trump, segundo dados recolhidos pelo portal The Trace, dedicado ao controlo da violência por armas de fogo nos EUA.
C/CNN.com, TSF.pt
