Taxa de inflação a 1,2% em Fevereiro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) total nacional registou este mês de Fevereiro uma taxa de variação mensal de -0,1%, após a variação nula verificada em Janeiro. Estes dados, do Instituto Nacional de Estatística, mostram um comportamento contrário ao observado no mês homólogo de 2018, em que os preços aumentaram em média 0,1% face a Janeiro.

A taxa de variação acumulada do IPC foi de -0,2%, inferior em 0,3 p.p. face à observada no mesmo mês do ano anterior. A taxa de variação homóloga do IPC total em fevereiro de 2019 foi de 0,7%, desacelerando 0,2 p.p. face a janeiro, mantendo o movimento de desaceleração que se iniciou em dezembro de 2018.

A variação média em um ano situou-se em 1,2%. Este resultado está ao nível do que o indicador vem apresentado desde o segundo trimestre de 2018, o que denota uma estagnação na taxa de variação média dos últimos doze meses em torno de 1,1%.

O indicador de inflação subjacente (IPC total excluindo energia e alimentares não transformados) com uma variação homóloga de 1,1% (-0,1 p.p. que o IPC total), interrompendo a tendência de aceleração iniciada em novembro de 2018.

CP

Sair da versão mobile