A Feira de Oportunidades já está pronta para abrir as portas amanhã na cidade do Mindelo. A exposição decorre este ano no parque dos contentores da Enapor, perto do pontão da zona Norte, e vai acolher 60 stands distribuídos por um número superior de empreendedores. Segundo a administradora Angélica Fortes, há empresas que dividem o mesmo espaço, pelo que a quantidade de expositores ultrapassa a dos stands.
“Estamos preparados para abrir a feira amanhã à tarde e contamos com uma boa afluência de visitantes, visto que a entrada é gratuita”, comenta a responsável da Feira Internacional de Cabo Verde, entidade organizadora.
Angélica Fortes destaca a presença de empreendedores da ilha de Santo Antão, que foram patrocinados pela Câmara Municipal do Porto Novo. Esta autarquia adquiriu cinco stands, que serão usados por comerciantes desse município em resposta a um apelo da FIC. “Costumamos bater nalgumas portas para ajudar os pequenos empreendedores e conseguimos respostas positivas, como foram os casos da Câmara do Porto Novo e da Pro-empresa”, elenca Angélica Fortes, enfatizando que a feira das oportunidades – que acontece de 1 a 5 de agosto – irá envolver vários sectores de actividade económica.
Além de proporcionar aos micro, pequenos e médios comerciantes a possibilidade de exporem e venderem os seus produtos, a Feira das Oportunidades tem por objectivo incentiva-los a formalizar as suas empresas. Para tal, a FIC disponibiliza um gabinete de consultoria e esclarecimento para os empreendedores, em parceria com a Casa do Cidadão, bancos, o Ministério das Finanças e o Instituto do Emprego. Neste espaço, os interessados podem ser informados sobre toda a burocracia para abrirem formalmente os seus negócios e as vantagens dessa medida.