O mercado nacional foi abastecido durante a quadra natalícia por uma média de 80 mil ovos diários, produzidos pela Sociave (45.000) e Agropec (35.000), conforme dados avançados ao Mindelinsite pelo gestor João Santos. Essa produção, segundo Santos, permitiu satisfazer as necessidades de consumo dos cabo-verdianos, tanto assim que ninguém reclamou da falta desse produto por altura do Natal.
“Devido a pandemia, que afectou grandemente o turismo e a actividade dos hotéis, tivemos que diminuir a nossa produção em 30 por cento em 2020. Em 2021 fomos aumentando paulatinamente a produção para fornecermos as unidades hoteleiras. Acabamos por retomar a normalidade”, informa o sócio-gerente da Sociave, enfatizando que houve ruptura de alguns produtos, como é o caso do açúcar, mas isso não aconteceu com ovos e frangos. João Santos adianta que todo o frango produzido foi vendido.
Durante 2021, a Sociave acabou por suportar o aumento dos custos com os transportes, energia, milho e soja, mas manteve o preço de ovo e frango inalterado. Como Santos enfatiza, o frango nacional comercializado manteve um valor de mercado mais convidativo do que o importado. No entanto, a empresa vai analisar a situação agora em janeiro, podendo ou não mexer na sua tabela.