Privatização: Seis empresas elegíveis para adquirir até 51% do capital da CV Handling

Seis das oito empresas internacionais que manifestaram interesse em adquirir até 51% do capital Social da CV Handling foram consideradas elegíveis pela Unidade de Acompanhamento Empresarial do Estado (UASE), revela o Governo em comunicado, em que comunica a conclusão da 1ª fase do concurso limitado, com publicidade internacional, para a seleção desta empresa pública.

Segundo a nota, foi a 20 de fevereiro de 2024 que o Governo de Cabo Verde lançou o procedimento de concurso limitado, com publicidade internacional, com o objetivo de selecionar um parceiro estratégico para a aquisição de até 51% do capital social da Cabo Verde Handling (CV Handling). 

Para dar conhecimento deste processo de privatização aos potenciais candidatos Interessados, pontua, foram publicados anúncios nos jornais nacionais e internacionais. Foram disponibilizados um conjunto de informações consideradas relevantes para os potenciais Interessados através do site https://www.investcvhandling.com e também através de um Webinar. 

A UASE recebeu oito manifestações de interesse de operadores de handling a nível mundial. Destas, seis foram consideradas elegíveis, para a próxima fase da privatização da CV Handling: Nigerian Aviation Handling Company, Swissport internacional AG,  Aviator Airport Alliance AB, Menzies Aviation Limited, Aviation Ground Handling Service SA e Celebiti Aviation Holding. 

As duas empresas excluídas – RM Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo LTDA e Acciona Aeroportos SL – , de acordo com o comunicado, não apresentaram todos os elementos previstos no Caderno de Encargo ou não cumpriram as exigências fixadas no âmbito do processo de privatização.

Com a homologação do Relatório Final de apreciação das Manifestações de Interesse, por parte da tutela das Finanças, procedeu-se à notificação dos interessados da decisão tomada e as seis entidades consideradas elegíveis foram então convidadas a avançar para a próxima etapa – Fase de Qualificação – e os candidatos seleccionados deverão a apresentar as suas candidaturas.

O Governo concluiu dizendo que elege o setor privado como principal driver na inovação, valorização das oportunidades económicas e, consequentemente,  diversificação e crescimento económico inclusivo. Por isso, é fundamental existir no país um serviço de handling moderno, competitivo, eficaz e robusto, por forma a dar resposta à procura crescente dos serviços de assistência em escala.

Sair da versão mobile