Os preços dos produtos importados diminuíram em 1,7% no mês de Março, valor inferior em 0,4 pontos percentuais face ao registado em Fevereiro. A variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 1,1%, valor superior em 2,8 pontos percentuais á do mês anterior. Já a taxa de variação menção registada pelo Índice de Termos de Troca foi de 2,9%.
Informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estatística indicam que, em março, o índice de preço da importação situou-se em 103,2, com um decréscimo de 1,7% em relação ao mês anterior. Os índices subjacentes e volátil, tiveram decréscimos de 0,3 e de 5,5%, respectivamente, sendo que esta variação positiva contribui para atenuar a descida do índice no grupo “Combustíveis )1,6%), justificada pela subida desta subcategoria.
“A diminuição dos preços mais expressivos ocorreu nas categorias Bens de Consumo (-1,3%), explicada essencialmente pela descida dos preços de produtos alimentares primários (-5%), Bens intermédios (-4,6%), devendo fundamentalmente pela descida dos preços de peças para materiais de transporte (-23,3%) e Bens de capital (-14,9%), justificada pela descida de preços de máquinas (-16,7%)”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.
Em termos homólogos, refere, o índice de preço da importação aumentou 5,1%, o índice subjacente um acréscimo de 7,6% , enquanto que o volátil diminui 1,4% em Março. Já o índice de preço da exportação situou-se em 104,9, correspondendo a um acréscimo de 1,1% fase ao mês Fevereiro. Os índices subjacente e volátil registaram aumentos de 0,9 e 1,7%.
Este informa ainda que a taxa de variação do índice de preço das exportações ficou-se por 4,3%. Comparativamente ao mês de Março de 2018, nota-se um acréscimo de 6,1% no índice subjacente e uma diminuição de 0,2% no volátil. Já o índice de Termos de Troca (ITT) mostra um aumento de 2,9%, comparativamente ao do mês anterior, situando em 101,6. A taxa de variação homologa do ITT foi negativa, de 0,8%.