A nova Gare Marítima do Porto da Praia, cujo ato de consignação aconteceu no dia 17 de março e foi presidido pelo Primeiro-ministro, está orçado em 253 mil contos, revela a Enapor indicando que a infraestrutura integra uma rede nacional de terminais de passageiros, visando reforçar o conforto, a segurança e a eficiência do transporte marítimo entre ilhas.
De acordo com uma publicação da Enapor, divulgado na sua página no facebook, o prazo de execução estimado da obra é de 12 meses e vai ocupar uma área superior a 1.600 m². Contará com dois pisos, incluindo área para check-in, tratamento de bagagens, sala de espera e serviços de apoio.
Trata-se de um projeto, moderno e com uma imagem impactante, que prevê ainda acessos para passageiros e bagagens, e ligação direta ao cais. Propõe elevar a qualidade dos serviços de transporte marítimo de passageiros e carga, acompanhando o crescimento da mobilidade interilhas no arquipélago.
Na sua intervenção, pontua, o PM afirmou que o projeto responde ao aumento da procura pelo transporte interilhas, sublinhando o papel crescente dos portos na mobilidade de pessoas e transporte de mercadorias. Referiu ainda que a nova Gare Marítima do Porto da Praia terá um impacto muito significativo na capital, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
“Significa trazer aqui uma infra-estrutura de qualidade. É como embarcar ou desembarcar num aeroporto, mas adaptado ao transporte marítimo”, destacou, indicando que o projecto acompanha a crescente procura pelo transporte de passageiros entre ilhas, numa altura em que os portos deixaram de servir apenas mercadorias para assumirem um papel relevante na mobilidade de pessoas.
