O navio Chiquinho BL vai entrar em docagem obrigatória a partir desta quarta-feira, 15, conforme as normas e regulamentações de segurança marítima. Durante a ausência da embarcação da sua linha, o ferry Liberdadi vai cobrir as viagens entre as ilhas de São Vicente e Santo Antão.
De acordo com um comunicado emitido pela CV Interilhas – empresa de transporte marítimo de passageiros, carga e viaturas no país – o propósito é garantir a segurança contínua do navio, assegurar a renovação dos seus certificados com as classes estatutárias e cumprir os requisitos técnicos e de segurança estabelecidos pelas exigências internacionais.
Como forma de segurar o modelo operacional e garantir a continuidade do serviço, prossegue, o navio Liberdadi substituirá o Chiquinho, cobrindo as ligaçoes entre São Vicente e Santo Antão.
O navio Chiquinho, recorde-se, chegou a Cabo Verde em 2020 para reforçar a rota Mindelo-Porto Novo. Tem capacidade para 430 passageiros e 50 veículos. A embarcação, cujo nome foi escolhido a partir de um concurso público, foi construída na Coreia do Sul e, logo que chegou ao arquipélago, seguiu para os estaleiros a Cabnave, onde foi “adaptado” para a navegação nas águas nacionais.