O navio “Chiquinho BL” deverá atracar no Porto Grande na primeira quinzena de Janeiro, onde será submetido a vistoria pelo Instituto Marítimo e Portuário antes de iniciar a rota marítima S. Vicente – Santo Antão. O barco, que começou a sua viagem da Coreia do Sul para Cabo Verde no dia 5 de Dezembro, está a ser manobrado por uma tripulação sul coreana, mas será entregue a uma equipa cabo-verdiana a meio percurso. Em princípio, a embarcação construída na Coreia do Sul vai fazer essa longa viagem sem escala, o que para a companhia CV Interilhas comprova a sua tenacidade e adaptação às condições marítimas mais exigentes.
O navio, que tem capacidade para 430 passageiros e 50 veículos, será colocado em exclusivo na ligação Mindelo – Porto Novo, isto é, na linha com mais tráfego em Cabo Verde. “Trata-se de um marco histórico para o transporte interilhas ao ser o primeiro navio novo, com estas características, o que irá permitir uma melhoria importante na qualidade, fiabilidade e segurança do serviço entre aquelas duas ilhas. Na procura e seleção deste novo navio, a CV INTERILHAS teve recursos técnicos e ‘know how’ da Transinsular, uma das mais conceituadas empresas do GRUPO ETE em Cabo Verde, o que reforça e demonstra o rigor, fiabilidade e qualidade na solução escolhida”, salienta a CVI. Conforme a empresa, “Chiquinho BL”, cujo nome foi escolhido a partir de um concurso público, vai reforçar a capacidade de resposta da companhia e proporcionar maior conforto e segurança aos passageiros. Além disso, prossegue, terá um importante impacto na qualificação do transporte turístico e alargar o transporte de carga.
Nestes três meses de existência, a CVI mostra-se satisfeita com a sua performance. A empresa assegura que já transportou mais 16% de passageiros em relação ao período homólogo e prevê até o final do ano realizar mais de 1500 viagens e movimentar mais de 200 mil passageiros, o que significa um aumento de 25% comparado com igual período do ano passado.
KzB