Ministro do Mar entrega 16 malas térmicas à Associação das Peixeiras de SV para “melhorar as condições sanitárias” da venda de pescado

Um lote de 16 malas térmicas foi entregue esta manhã à Associação das Peixeiras de S. Vicente pelo Ministro do Mar para melhorar as condições sanitárias da venda de pescado no mercado do Mindelo. A oferta, segundo Abraão Vicente, visa amenizar as dificuldades que essa classe profissional passou a enfrentar devido aos trabalhos de remodelação em curso no pelourinho de S. Vicente. A medida foi tomada na sequência de uma visita efectuada a esse espaço, onde foi confrontado pelas peixeiras sobre a situação que enfrentam neste momento.

“Estamos a cumprir uma promessa feita há uma semana e é muito difícil terem argumentos para nos chamarem de mentiroso”, salientou Abraão Vicente no acto de entrega simbólica, em resposta a um pescador que chamou o ministro de mentiroso quando estava prestes a iniciar o seu discurso. Para o governante, quando alguém faz esse tipo de comentário e desaparece é um puro acto de covardia. Além disso, acrescenta, revela que as pessoas não estão habituadas a quem cumpre a sua palavra.

As malas são oferta da cooperação japonesa, pelo que, segundo o ministro, não podem ser vendidas nem repassadas a privados. Por isso foram entregues à associação para serem geridas em benefício dos vendedores de peixe.

Esta missão foi aceite pela presidente da Associação das Peixeiras de S. Vicente, que agradeceu o gesto. Segundo Maria Mota, os materiais vão ajudar as peixeiras e os vendedores no comércio do pescado pelas ruas do Mindelo em melhores condições de segurança e higiene.

Carlos Monteiro, Director Nacional das Pescas, considerou esse acto simbólico de extrema importância e um voto de confiança no “excelente trabalho” desenvolvido pela referida associação. Lembrou que a promessa surgiu de uma visita realizada no mês passado quando foi detectada a necessidade de melhoria das condições de venda do pescado, enquanto decorrem as obras de remodelação do mercado de peixe do Mindelo.

Além das 16 malas térmicas entregues em S. Vicente, o Ministério do Mar reservou mais duas para Santo Antão, duas para S. Nicolau e um número não revelado para as ilhas de Sotavento.

Sair da versão mobile