Ministro da Agricultura lança projecto agroecológico CIRAWA em Santo Antão 

O Ministro da Agricultura e Ambiente preside esta segunda-feira, 10 de julho, o ato de lançamento do projeto CIRAWA – Estratégias agroecológicas para uma agricultura resiliente no África Ocidental em Santo Antão. O ato acontece pelas 08h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto Novo.

O projeto CIRAWA, refere o governo, visa aumentar a resiliência climática, a produtividade agrícola a nível local e comunitário, garantindo a viabilidade de pequenas explorações agrícolas e, ao mesmo tempo, proteger o ambiente na África Ocidental através de soluções agroecológicas.

Em Cabo Verde, o projeto incide nas ilhas de Santo Antão e Maio, coordenado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), numa parceria com o Ministério da Agricultura, com as associações de Jovens Agricultores da Casa do Meio e de Mulheres do Planalto Leste.

A ADPM e os parceiros de Cabo Verde integram o consórcio de 13 parceiros de 9 países, liderado pela Fundação CARTIF (Espanha). O projeto CIRAWA – Soluções Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental  é financiado pela União Europeia no âmbito do programa Horizon Europe.

O ato de lançamento deste projeto contará ainda com as presenças da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, do presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, do subdiretor do Centro Tecnológico CARTIF, Sérgio Sanz, e do presidente da ADPM, Jorge Revez.

Sair da versão mobile