Março será um mês repleto para a OMCV em termos de oferta formativa na ilha de S. Vicente, segundo prognóstico da delegada Fátima Balbina. Entretanto, a procura pelo leque de formações profissionais disponibilizadas ultrapassou a capacidade de resposta da organização. No total, a OMCV registou mais de mil escritos, mas apenas 100 pessoas serão abrangidas, deixando de fora um elevado número de interessadas. As áreas de Cozinha, Restauração e Pastelaria destacam-se como as mais concorridas.
“Neste momento temos mais de 1.000 inscritos em todos os cursos, destes são mais de 300 só para a formação em Cozinha, para escolhermos uma turma de 20 pessoas, no máximo. Por isso já encerramos as inscrições”, ilustra Fátima Balbina. Tendo em conta essa vasta procura, diz, a organização terá de fazer uma triagem exigente e escolher as pessoas com vocação e que realmente estão decididas a trabalhar nesse sector.
O leque formativo para março inclui ainda cursos de corte e costura, manutenção de equipamentos informáticos, costura criativa, informática básica, serviços de bares… As inscrições para estas outras formações já foram encerradas e as turmas em fase final de elaboração.
A par das formações, a OMCV está a preparar um leque de actividades para assinalar o chamado “mês da mulher” de forma condigna. No ano do 43. aniversário da organização, S. Vicente poderá acolher a comemoração central, com a possível presença da presidente da OMCV, pelo que a delegação tem planeado algumas intervenções, como encontros e palestras. Para o dia 27, Fátima Balbina assegura que haverá surpresas, pelo que, diz, ainda é cedo para abrir a cortina.