A maior grua flutuante do mundo, o Sleipnir Heerema, está em São Vicente desde as seis horas da manhã desta terça-feira, 12. Esta máquina gigantesca, que vem da costa ocidental de África, chegou ao Porto Grande para se abastecer com gasóleo das petrolíferas nacionais e também com gás, sendo que este último produto será disponibilizado por um navio estrangeiro no meio da baía.
Trata-se de uma escala técnica em São Vicente propositadamente para fazer o re-abastecimento. “Esta é uma operação delicada e especial que está a ser preparada há cerca de um mês. Estamos a falar de uma grua de grandes dimensões. Tem 220 metros de cumprimento e 13 metros de calado, que vai receber gasóleo e gás. Durante a operação de abastecimento, deverá baixar para 19 metros por forma a que esta decorra de forma mais tranquila”, avança o comandante Pedro Mariano, da Enapor.
Sleipnir é uma embarcação de guindaste semi-submersível. É o primeiro navio movido a GNL do mundo. A sua velocidade máxima é 12,2 nós, aproximadamente 22,6 km por hora. Os dois guindastes giratórios de 10 mil toneladas cada podem elevar cargas de até 20 mil toneladas em conjunto, segundo informações disponibilizadas no site da Heerema.