Livro ‘Disrupção das Cadeias de Abastecimento” apresentado hoje no CCM

O livro “Disrupção das Cadeias de Abastecimento- Transporte Marítimo” da  autoria do Comandante Fernando Cruz Gonçalves, é apresentado esta quarta-feira, 19, no Centro Cultural do Mindelo. Armando Lopes, membro do Conselho Directivo do Instituto Marítimo e Portuário,  fará o enquadramento da obra discorrendo sobre o tema “Tendências no transporte marítimo, reflexos na atividade portuária.” 

O livro aborda a evolução, o estado atual e as perspectivas do desenvolvimento do transporte marítimo. A apresentação vai estar a cargo do próprio autor, que falará ainda sobre o processo de criação e o significado de cada capítulo. Sobre a obra, escreve o online “Transportes e Negócios” que o transporte marítimo é responsável por cerca de 90% do comércio internacional em volume. No entanto, a pandemia e fatores como conflitos geopolíticos e alterações climáticas expuseram as fragilidades do sector e têm provocado disrupções significativas, com forte impacto nas cadeias de abastecimento.

Com este cenário como pano de fundo, partindo de eventos como o encalhe do Ever Given no Canal de Suez, a seca na região do Canal do Panamá ou os ataques dos Houthis no Mar Vermelho, o autor faz o enquadramento das principais rotas marítimas e os serviços, aborda as tendências evolutivas da frota, os ciclos económicos no shipping de contentores, a concentração do mercado e as alianças entre operadores, os desafios da transição energética, bem como as alterações das rotas marítimas mundiais.

A justificação para a apresentação da obra em Cabo Verde, segundo o mesmo online, é porque o país está fortemente dependente do transporte marítimo, e por isso, e pela sua localização estratégica, terá de estar particularmente atento à evolução do sector.  A apresentação do livro “Disrupção das cadeias de abastecimento – Transporte Marítimo” é, pois, uma oportunidade para partilhar com os dirigentes, empresários e quadros locais as grandes tendências do sector.

O programa de apresentação deste livro, que tem a chancelada Risco Editora, Portugal, destaca ainda uma discussão/reflexão, seguido de uma sessão de autógrafo e um coquetel. 

Sair da versão mobile