Kavala Fresk Feastival: “Paté de Cavala” vence concurso ´Cavala mas sab`

O prato de paté de cavala com molho agridoce, preparado pelo Bistrô Santo André, localizado em São Pedro, foi o vencedor do concurso “Cavala mas sab” da 9ª edição do Kavala Fresk Feastival, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de julho. A entrega do troféu ao vencedor aconteceu hoje na sede da Marieventos em São Vicente, seguida de uma pequena degustação.

O concurso Cavala mas sab, de acordo com o director artístico do KFF, contou com a participação de 11 dos 15 restaurantes inscritos. Todos apresentaram pratos que cativaram os clientes e o júri deste concurso, que se deslocaram aos restaurantes no último sábado e domingo para degustar os pratos de cavala. A partir de agora estes pratos passam a constar da ementa destes restaurantes.

Paté de Cavala

“O júri do concurso teve em conta um conjunto de critérios para a escolha do melhor prato, desde sabor, textura, criatividade, sustentabilidade e apresentação. Houve muita dificuldade na escolha do prato, testada pela pontuação que ficou próxima. O Bistrô St André recebe assim um troféu, confeccionado pelo atelier Pica Pedra, e fica isento do pagamento da taxa na 10ª edição,” explica Kisó Oliveira.

Segundo o Chef Etienne Sawatogo, o paté de cavala, como o nome indica, é feito com cavala e tem uma cor rosada que vem do tomate, nata, tomilho e manteiga. É servido com um molho agridoce de frutos vermelho. “O prato teve muita saída porque o festival atraiu muitas pessoas para o nosso restaurante, ainda que algumas tenha pedido mariscos e outros. Mas é um prato que, definitivamente, entra na nossa ementa como uma entrada”.

Já para o proprietário do restaurante, Per Tamm, foi interessante participar no KFF, desta vez sem ser preciso deslocar para a cidade do Mindelo. É que, para além da comodidade, houve uma redução nos custos do transporte, aluguel de espaços, de entre outros. “Trabalhamos tranquilamente no nosso restaurante durante três dias. É diferente e vendemos menos, mas é o ideal para nós”, assegurou, realçando que todos produtos do mar consumidos no restaurante são comprados aos pescadores da Aldeia Piscatória de S. Pedro.

Sair da versão mobile