O PCA da Enapor foi destacado como uma das 50 personalidades que influenciaram a chamada economia azul em África em 2023, de acordo com a prestigiada lista publicada pela revista MaritimAfrica. A publicação justifica que Ireneu Camacho se destacou pelo trabalho desenvolvido durante os anos de 2023/24, que levaram a empresa a alcançar resultados positivos, aumentando a competitividade dos Portos de Cabo Verde e consolidando a sua integração na economia azul global.
A revista MaritimAfrica divulgou a lista com o intuito de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas personalidades selecionadas, bem como o impacto das suas decisões no que tange ao desenvolvimento da economia azul para os seus países. A mesma, conforme a Enapor, resulta de uma minuciosa seleção feita por cerca de 200 expert da área, de cerca de 38 países africanos. “Foi analisado de forma aprofundada o trabalho de cada um durante os anos de 2023/24, para o setor marítimo e o desenvolvimento da economia azul nos seus países”, frisa a empresa em nota.
Lançada em março de 2019, a MaritimAfrica é um grupo de imprensa (francês, inglês, espanhol, português e árabe) dedicado ao setor marítimo em África. Dispõe de um website (www.maritimafrica.com), uma revista eletrónica bilíngue (francês/inglês), a Maritimafrica Mag., e um canal no YouTube, denominado Maritimafrica TV.
A plataforma tem como objetivo promover a indústria marítima e informar sobre os avanços no setor em África em termos de tecnologia (software, infraestrutura, equipamentos e máquinas de manipulação, etc.), aspetos legais (leis, códigos e regulamentos), instituições ou organizações marítimas (empresas, escolas, associações, etc.)…