O Instituto do Património Cultural (IPC) realiza na próxima quarta-feira, 2 de julho, na Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), na cidade da Praia, conferência intitulada “Gastronomia Tradicional Cabo-Verdiana: das Origens aos Novos Sabores”. O evento, que promove a gastronomia nacional, celebra os 50 anos da independência.
A iniciativa, diz o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, integra a programação da Semana Internacional da Gastronomia de Cabo Verde, promovida pelo Ministério do Turismo e Transportes, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo (EHTCV) e a Associação dos Chefs, e visa promover a gastronomia cabo-verdiana como património cultural imaterial e motor de desenvolvimento sustentável.
A conferência vai contar com intervenções dos especialistas Nireida Pereira, Isildo Gomes e Carlos Barbosa, sob moderação de Antonieta Lopes. Enquanto que o workshop “Cozinha Verde: Descubra o Poder dos Sabores”, terá como oradores Catarina Pinina (TAMBAKE), Chef Renato Cunha (Portugal) e Chef Éder Cardoso e moderador o Chef Hélder Martins (EHTCV).
O programa prevê ainda o lançamento do livro “História, Tradição e Novos Sabores” de Maria de Lourdes Chantre, e um conjunto de atividades versando sobre questões relacionadas com as origens e evoluções da culinária tradicional, os seus significados simbólicos e identitários, bem como os desafios e oportunidades de inovação na atualidade.
Destaque para um concurso gastronómico para chefes, degustação de vinhos e queijos artesanais e celebração dos sabores das ilhas. Diz o IPC que, através destas atividades, reforça o seu compromisso com a valorização e salvaguarda do património cultural imaterial, promovendo o reconhecimento da gastronomia como uma expressão legítima da história, da memória coletiva e da criatividade das comunidades cabo-verdianas.
O evento é público e dirige-se a investigadores, profissionais da cultura, estudantes, agentes do sector turístico e gastronómico, e ao público interessado em aprofundar o conhecimento sobre a riqueza da cultura alimentar nacional.