O aviso lançado pela IGAE sobre a eventual venda de ovos de borracha, misturados com ovos naturais, revelou-se um falso alarme. A própria Inspeção-Geral das Actividades Económicas informou hoje no Facebook que não se confirma a circulação de ovos de borracha no mercado cabo-verdiano, em particular na cidade da Praia.
Segundo a IGAE, foram feitas análises ao material recolhido que negaram essa possibilidade. “Feitas as análises ao material recolhido verifica-se realmente alguma alteração na textura do ovo em causa, que poderá estar ligada a algum caso isolado na cidade da Praia devido ao tipo de ração que se alimentam as crias”, diz essa entidade em comunicado.
Segundo o inspector Paulo Monteiro, a IGAE chegou a receber vários avisos sobre esse tipo de ovo e decidiu lançar um alerta. Logo de seguida, disse às antenas da RCV, foram em busca das amostrras para confirmar as denúncias. As análises descartaram esse risco.
Apesar disso, a IGAE diz que irá continuar a acompanhar o caso, a bem da saúde pública.
O alarme foi soado ontem por essa autoridade na sequência de denúncias que recebeu sobre a existência no mercado de ovos de borracha, que estariam a ser vendidos misturados com ovos normais.