O presidente do Grupo Ímpar anunciou o arranque da campanha “100% Cabo Verde” na inauguração da agência BCN Avenida Marginal, na tarde de sexta-feira, na presença de clientes, colaboradores, representantes de instituições publicas e privadas e convidados. A marca, disse Luís Vasconcelos, reflete a cultura e firme determinação em construir um futuro para São Vicente. Emocionado, o sócio-fundador do Grupo Impar, Augusto Vasconcelos Lopes, homenageou Corsino Fortes, o homem que e sonhou com a fusão entre os seguros e a banca.
Para o administrador executivo do Banco Cabo-verdiano de Negócios, Carlitos Fortes, a inauguração desta agência marca mais um passo para o crescimento e o culminar de um processo de afirmação da identidade corporativa, que reflete a cultura e se encontra umbilicalmente ligada à identidade dos cabo-verdianos. “Volvidos sete anos, estamos a comemorar o sucesso de um sonho da Impar de estruturar um grupo financeiro de matriz cabo-verdiano. Somos o único banco 100% cabo-verdiano, privado no mundo, feito por cabo-verdianos para servir os interesses de C.Verde”, declarou.
Este lema, garantiu, é um compromisso que assumem de serem fiéis à herança cultural e à identidade crioula, e de estar sempre disponíveis para os clientes e cabo-verdianos em geral. “Propomos ser um banco 100% acessível e simples, 100% para um mundo em mudança, 100% ‘de nôs terra, na nôs terra e na diáspora’, 100% crioulo ‘ moda bo, moda mim’”, pontuou, sublinhando que a nova agência é mais do que uma estrutura física. É um símbolo da determinação em ajudar a construir um futuro prospero e sustentável para São Vicente, um testemunho da capacidade de criar valor e gerar empregos.
Enquanto sócio-fundador, Augusto Vasconcelos Lopes agradeceu o presidente da Câmara de São Vicente, os colaboradores e clientes que têm ajudado a construir e levar no bom caminho este banco de futuro. E prometeu registar o momento no seu livro das memórias, a sua própria memória. Aproveitou ainda para prestar homenagem ao amigo Corsino Fortes, que sempre sonhou com esta fusão de seguros e banca.
Mais pragmático, o presidente do Grupo Ímpar anunciou, a par da inauguração, o início da campanha “100% Cabo Verde”, que, frisou, Luís Vasconcelos, traduz-se na identidade desta que é primeira instituição financeira privada do país. Celebra, igualmente, a importância do Carnaval na história de Mindelo. “A melhoria das condições de atendimento dos clientes é sempre um marco na história das instituições e representa um estímulo ao progresso e à afirmação pública da empresa. É importante realçar que a Impar é a seguradora mais rentável do país há mais de 15 anos consecutivos e o BCN o banco que mais cresce, tendo de longe o melhor rácio de transformação do mercado bancário.”
Em termos concretos, ilustrou este responsável, é o banco que mais crédito concede relativamente aos depósitos arrecadados, tendo o saldo de crédito concedido à economia cabo-verdiana atingido no final do ano passado 26 milhões de contos, quando em 2017 o saldo de crédito era pouco mais de 8 milhões, Ou seja, garantiu Luís Vasconcelos, o BCN mais do que triplicou os créditos à economia nacional.
O anfitrião edil Augusto Neves disse encarar o ato com respeito e entusiasmo, mas sobretudo com responsabilidade e plena consciência dos desafios futuros e o amor à São Vicente. “Esta inauguração vai contribuir para o harmonioso desenvolvimento das relações e colaboração existentes, alicerçadas numa parceria económica hábil e com benefícios para todos. Esta agência é uma grande mais-valia para todo o sistema financeiro cabo-verdiano, em particular para São Vicente”, sublinhou.
Com esta inauguração, refira-se, o BCN soma quatro agências na ilha de São Vicente. Trata-se de um espaço amplo e moderno e insere-se na estratégia de expansão do banco, que inclui a remodelação e inauguração de agências nas ilhas de Santo Antão, S. Vicente, Sal, Boa Vista, Santiago e Fogo.