O Ministério do Mar, através da Direção Nacional de Pesca e Aquacultura, informa, em comunicado, que se mantém suspensa o defeso para Olho Largo/Chicharro (Selar crumenophthalmus), de 15 junho – 14 julho, e para a Cavala (Decapterus macarellus), de 15 julho a 14 de setembro.
A decisão de suspensão do defeso, refere a nota, foi tomada em 2021 como uma das medidas de mitigação dos impactos económicos provocados pela COVID19, em Cabo Verde, para o período de um ano.
“Chegado ao período anteriormente estabelecido e depois de uma análise ponderada da situação socioeconómicas do país, agravados com as consequências da guerra de Ucrânia, facto que tem causado a alta de preços nos bens de consumo e particularmente a alta de preço dos combustíveis, com impacto direto nos custos de produção e exploração das atividades de pesca, neste sentido, decidiu-se pela continuação da suspensão do defeso destas espécies por mais um ano”, especifica.
Com esta medida, o Governo espera continuar a mitigar os efeitos negativos para os operadores de pesca e suas famílias, acrescenta o executivo.